O sodalício da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo de Salvador foi fundado no Convento do Carmo a 19 de outubro de 1636, sendo seu primeiro Prior o Governador Geral do Brasil, Pedro da Silva. Considerado um dos mais antigos do gênero no Brasil, seu antigo templo foi destruído por um incêndio em 1788, e o atual data do início do século XIX.
A Procissão do Senhor Morto, que remonta aos finais do século XVII, é uma tradição estatutária que sempre colocou a música sacra vocal e instrumental como elementos de destaque nas liturgias celebradas pelo sodalício da Ordem Terceira Carmo.
A relação do órgão de tubos com a nova liturgia católica caminha em direções opostas. O advento do Concílio Vaticano II, realizado na década de 1960, não foi favorável à continuidade dessa tradição na Bahia, contudo, a música organística na Bahia demonstra resistência e sobrevive de esperança.
O órgão de tubos é um instrumento musical de origem profana e pré-existe ao Cristianismo. Embora tenha sido considerado por longos séculos, um instrumento essencial e indispensável na liturgia católica, não está circunscrito somente a este ambiente religioso, nem circunscreveu a sua existência somente àquilo que se convencionou chamar de sagrado no mundo ocidental. Portanto, essa característica de flexibiliade do órgão de tubos pode ser identificada com a do bambu, que se curva ao máximo, mas dificilmente se quebra.
A Procissão do Senhor Morto, que remonta aos finais do século XVII, é uma tradição estatutária que sempre colocou a música sacra vocal e instrumental como elementos de destaque nas liturgias celebradas pelo sodalício da Ordem Terceira Carmo.
A relação do órgão de tubos com a nova liturgia católica caminha em direções opostas. O advento do Concílio Vaticano II, realizado na década de 1960, não foi favorável à continuidade dessa tradição na Bahia, contudo, a música organística na Bahia demonstra resistência e sobrevive de esperança.
O órgão de tubos é um instrumento musical de origem profana e pré-existe ao Cristianismo. Embora tenha sido considerado por longos séculos, um instrumento essencial e indispensável na liturgia católica, não está circunscrito somente a este ambiente religioso, nem circunscreveu a sua existência somente àquilo que se convencionou chamar de sagrado no mundo ocidental. Portanto, essa característica de flexibiliade do órgão de tubos pode ser identificada com a do bambu, que se curva ao máximo, mas dificilmente se quebra.
vamos conclamar as autoridades para contribuirem pela recuperação do valioso instrumento e criar movimentos que permaneçam utulilizando-o para que não volte aos estragos do tempo.Assim penso, Valter do violino
ResponderExcluirO órgão de tubos na Bahia é uma tradição que merece o apoio do Governo e da Arquidiocese.
ResponderExcluirInfelizmente os instrumentos estão desaparecendo das igrejas, cedendo lugar ao instrumental tecnológico representado por baterias, violões, guitarras e contra-baixos.
O melhor seria promover um interação entre a tradição e a modernidade.
Marcos Santana
Organista e Consultor Cultural
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Organistas